5.1-18
O
capítulo 5 inicia sobre a localização de Jesus e também onde aconteceu o
milagre que era Jerusalém. Jesus subiu para lá por conta de uma das festas dos
judeus, o texto não aponta qual delas, mas pela Lei todo o judeu deveria subir
à Jerusalém pelo menos uma vez por conta das três principais festas – Páscoa,
Tabernáculos e Pentecostes. E Jesus como um bom judeu que era também está lá.
O
texto aponta também o local onde se encontrava o paralítico – um tanque chamado
em hebreu Betesda (Casa da Misericórdia) que era uma extensão do grande templo
de Salomão. Este tanque se encontrava perto de uma entrada que fora
reconstruída na época de Neemias, junto a um portão por onde se trazia as
ovelhas para o sacrifício, a porta das ovelhas, e o tanque era usado pelos
judeus para o banho cerimonial. Com o passar do tempo foi utilizado pela
multidão de enfermos conforme o aponta o versículo 4. Não há registro de ter acontecido
algum milagre, o que parece ser mais uma crendice popular, até porque conforme
o versículo 7, apenas receberia a cura o que descesse primeiro após a água ter
sido agitada pelo anjo. O fato não condiz muito com o amor do nosso Deus, uma
vez que diz que recebe aquele que chegar primeiro e somente este em um certo
espaço de tempo.
Em
meio a estes enfermos estava o paralítico que se encontrava neste estado –
enfermo - há 38 (trinta e oito anos). O texto não diz que era de paralítico de
nascença e nem que ele se encontrava à beira do tanque durante todo este tempo,
diz: “havia trinta e oito anos, se achava enfermo – ARC”.
(grifo nosso)
Quanto
a cama não se pode imaginar uma tal qual se conhece hoje, mas sim em um tipo de
colchonete que servia como cama e à noite podia até se enrolar para proteção do
frio e também para fácil locomoção por parte daqueles que a utilizavam.
A
situação deste tanque retrata exatamente a situação miserável em que o homem se
encontra, dominado pelo pecado, por suas crendices, em uma falsa esperança. No
versículo 14 Jesus ao se encontrar com o homem já curado diz-lhe: “não peques
mais para que não te suceda coisa pior – ARC”, o que dá a entender que aquele
homem estava enfermo por conta de pecado.
E
o homem debaixo do pecado quer dizer que está na escuridão, separado de Deus, e
nessa situação se agarra em muitas crendices alimentando falsas esperanças. A
situação do homem era deplorável porque além de crer em uma falsa esperança,
não podia contar com ninguém para ajudá-lo pois o ajudador não queria perder a
sua vez. Assim o homem cria muitas falsas esperanças em algo que não pode lhe
ajudar.
Cabe
ressaltar o ambiente que Jesus frequentava, embora tenha subido à Jerusalém por
conta da festa, não deixava de visitar os miseráveis da terra. Desde quando um
religioso do templo visitaria tal lugar, mas Jesus passa por lá. E neste lugar
de miseráveis Ele escolhe o pior para lhe dirigir a palavra. “Queres ficar
são?” O paralítico relata a sua situação (v. 7).
Percebe-se
que a visão do homem está totalmente posta no tanque, sua esperança está ali,
sua atenção de tal modo de não prestar atenção em quem fala com ele e nem na
pergunta pois poderia questionar o homem que com ele falava. Mas após a sua
queixa Jesus diz: “levanta-te, toma a tua cama e anda”. E aquele dia era
sábado. Leia o artigo sobre o sábado.
O
grande destaque do texto está, além dos conflitos religiosos, no poder da
Palavra de Jesus. A palavra dita no v. 8 teve um efeito extraordinário no corpo
enfermo do homem. Imagine os nervos e músculos todos atrofiados, mas quando a
Palavra adentra tudo que está desorganizado volta à organização e começa a
funcionar perfeitamente como deve ser. E não dependeu da fé do homem pois sua
confiança estava no tanque, ou seja, há situações em que é Jesus que quer agir
e nestes casos não há impedimento (Is. 43.13c )
O
homem ficou são, tomou a sua cama e partiu. Mas qual a grande surpresa dos judeus?
A cura de um paralítico que estava enfermo há 38 anos e agora está são? Não, a
surpresa está em carregar a cama no dia de sábado, ou seja, permaneça na sua
miséria, mas não carregue uma cama neste dia. (leia também sobre a religiosidade na comunidade joanina)
O
homem até então não sabia quem o curara até que o próprio Jesus o encontra no
templo e o exorta. Este homem estava longe do templo a tanto tempo e na
primeira oportunidade corre para lá, sim porque os defeituosos não podiam fazer
parte do templo. E a exortação de Jesus é: muito melhor que estar no templo é
não pecar, não basta uma vida de religião, o que importa é a comunhão com Deus.
Então ele conta para os judeus que quem o curara fora Jesus.
Deus seja louvado!
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