I – Primeiros conceitos
. Definições: Hermenêutica é a ciência e a arte de interpretar.
É ciência porque postula princípios seguros e imutáveis; é arte porque estabelece regras práticas para interpretação. O termo hermenêutica vem do grego “hermeneuo”, que significa interpretar.
Chamamos hermenêutica bíblica o estudo metódico dos princípios de interpretação das sagradas escrituras.
Diferenciação de vocábulos: distingue-se a hermenêutica da crítica textual no fato em que esta procura determinar quais palavras exatas do texto original; ao passo que aquela procura descobrir qual o sentido dessas palavras no citado texto. A crítica textual indaga: “Que está escrito?” já a hermenêutica tem em vista a pergunta: “Que queira dizer o autor”?
Há ainda outra palavra, a exegese, que por origem grega significa “exposição ou operação de interpretar”. Esta aplicaria os princípios e as regras estabelecidas pela hermenêutica.
A crítica textual muito auxilia ao exegeta pela apresentação das palavras corretas do texto.
No nosso estudo consideraremos a interpretação da bíblia, ressaltando os princípios e observações específicas deste livro.
A importância do estudo de hermenêutica
É importante para os que se dedicam à meditação e ensino da palavra, por que:
1- Somente o estudo inteligente e sincero da bíblia poderá fornecer o material de que se necessita para a argumentação doutrinária.
2- cada pregação deve repousar em uma sólida fundamentação exegética.
3- instrução para os jovens da igreja na visitação aos lares e na evangelização, pois é comum a solicitação para interpretar passagens bíblicas. Em tais ocasiões um conhecimento razoável das regras de interpretação será de valor inestimável.
4- faz parte do testemunho defender a verdade contra os ataques da alta crítica. Mas para poder fazer isto eficientemente os cristãos devem manejar bem a palavra da verdade (II Tm. 2.15; Ef. 6.17).
II – Resumo Histórico da Hermenêutica Bíblica
Nos primeiros séculos
Três foram os centros da igreja no primeiro
século da igreja cristã: Alexandria, Antioquia (Síria) e o Ocidente. A escola
de Alexandria deixou-se influencia pela filosofia platônica, resultando a
interpretação alegórica. São nomes representativos desse pensamento Clemente de
Alexandria e Clemente, seu discípulo. Dizia Clemente que o sentido literal da
escritura poderia fornecer apenas um tipo de fé elementar.
A escola
de Antioquia deu grande valor ao sentido literal das escrituras e rejeitava o
método alegórico de interpretação.O terceiro centro, o ocidental, optou por ambos os elementos e ainda acrescentou a autoridade da tradição da igreja na interpretação da bíblia. O que em princípio era muito bom tendo em vista os versos de II Ts 2.15 e I Tm 3.15, no que frisamos tradição dos Apóstolos e da igreja espiritual, I Tm 6.3; Ef. 2.20 e II Tm 3.6. Mas com a aceitação do cristianismo por parte do império Romano e conseqüente desenvolvimento da igreja da capital, abriu-se ocasião da direção desta presumir ter o governo das demais igrejas em outras cidades do império e de toda a região. Esta pretendida preeminência a levou a esquecer-se da fraternidade.