Neste texto de Êxodo (3.7-12) temos o cumprimento de uma promessa de Deus feita a Abrão em Gn 15.13-16 “Então, disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-lá-ão quatrocentos anos. Mas também eu julgarei a gente à qual servirão, e depois sairão com grande fazenda. E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice será sepultado. E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia” (Grifo meu). Neste tempo em que Moisés se encontra no Monte Horebe por conta das ovelhas de seu sogro tem a revelação de Deus a respeito do seu chamado.
Chamado
é exatamente o propósito de vida de cada um dentro de um projeto de Deus. Moisés
está no lugar certo, na hora certa; não no que diz respeito ao seu plano
humano, mas ao plano de Deus. Moisés nesta ocasião tem mais ou menos 80 anos de
idade, já vivera os primeiros 40 no palácio e agora vivera mais 40 anos como
pastor de ovelhas, não por acaso.
Por meio
do seu novo ofício foi treinado por Deus em várias áreas da vida social,
aprendeu lidar com animais totalmente dependentes de cuidados. Aprendeu a viver
sob pressão extrema no deserto e vales em diferentes situações de tempo.
Até
que se cumpre o tempo determinado por Deus. Quando meditamos sobre o controle
absoluto que Deus tem do tempo, das circunstâncias devemos descansar a nossa
alma. Embora o caminho do homem na terra seja cheia de surpresas e obstáculos,
para Deus não há nada novo. Nada destas coisas podem frustrar os planos de
Deus.
No verso
10 Deus diz para Moisés: Vem agora, pois... Vamos analisar essa primeira parte
do versículo. O primeiro ponto é a respeito da urgência do chamado, “vem agora”, então, o momento é este, é
o tempo de Deus. O que temos que fazer para Deus nunca será no tempo humano,
mas sempre no de Deus. Não pode ser adiantado e nem tão pouco protelado.
A outra
parte do verso mostra que aquele que chama é o mesmo que envia. Não importa
para onde ou para quem, o importante é que quem chama capacita.
Há de
se observar que até aquele momento da vida de Moisés ele foi preparado, isso
tanto para falar com faraó, como para caminhar por aquele deserto. Nem uma
desculpa sequer em relação a isso seria cabível ou justificável diante de Deus.
Então
ele começa a apresentar as suas limitações em relação à obra propriamente dita.
Mas o homem que já fora preparado pelo próprio Deus, porque toda a sua história
de vida estava intrinsicamente ligada ao chamado, agora, ele será capacitado.